segunda-feira, 11 de abril de 2011

Qual é o seu tipo de transformação?

"E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." 2 Coríntios 5:17


Na química, há basicamente dois tipos de transformação: a química e a física. A transformação química é aquela em que ocorre a formação de novas substâncias, porque há "a alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes). Há transformações químicas que ocorrem por ação do calor (termólises), por ação da luz (fotólises), por ação mecânica, por ação da corrente elétrica (eletrólises) e por junção de substâncias."  E a "transformação física  consiste numa transformação em que não há formação de novas substâncias pois não ocorre qualquer alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes)."  


Não, calma, não é aula de química. Mas é que eu fiquei pensando.... Quando conhecemos a Deus, nossa vida também passa por uma transformação. Em uns casos, uma transformação apenas física, que faz a pessoa mudar seus tipos de roupa, de comida, de alguns hábitos, quem sabe o temperamento...ela parece realmente ter sofrido uma mudança radical. Mas por dentro, ainda é a mesma, mantendo pecados acariciados, vícios e desejos carnais.
 Já, em outros casos, a transformação é química, quando a pessoa se torna uma nova criatura. O que era um coração egoísta e cheio de paixões, dá lugar a algo drasticamente oposto, guiado pelo Espírito. O novo ser passa a ser controlado pela vontade de Deus, se tornando um com Ele, deixando que Cristo viva por Ele. ("Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo se entregou por mim." Gálatas 2:20) Assim, Cristo se une ao novo ser, como os reagentes da reação química que resultará num produto completamente novo. Quando você permite que Deus opere em você, o resultado não é um "você melhorado"; é uma pessoa completamente diferente do que era antes. 
Se voltarmos à definição de transformação química, veremos que ela é causada pela luz, pelo calor, por choques ou junção de substâncias. Da mesma forma, você pode ser transformado "quimicamente" assim que entra em contato com a Luz da Palavra de Deus, vendo o que precisa ser melhorado e prontamente permitindo a ação do Espírito Santo em sua vida. Ou ainda no calor de um apelo pode decidir verdadeiramente entregar totalmente sua vida a Deus, para que Ele a mude. A transformação também ocorre quando se une a Cristo completamente. E, por fim, a transformação é desencadeada por um choque. Algo como uma tentativa desesperada de Deus para chamar sua atenção enquanto você parece não se importar com a Salvação. Pode ser um acidente automobilístico, uma doença....algo que te faça pensar em como você está vivendo e o quanto precisa mudar. E não pense que isso é só para quem não tem religião. Eu mesma, nasci adventista, meu pai é pastor, e só há pouco tempo fui  "acordar pra vida". E é claro que ninguém é perfeito, sempre há escorregões e tropeços pelo caminho, mas, por favor, não espere pelo "choque de Deus" para começar a mudar de vida. Atenda ao calor de um apelo, se renda à Luz da Palavra, e, unindo-se a Cristo, comece já a formar um produto completamente novo :D






Fontes:
http://www.infopedia.pt/$transformacao-fisica    
http://www.infopedia.pt/$transformacao-quimica

Nenhum comentário:

Postar um comentário